Proposta premiada com o 2°lugar Prêmio Bimbon Senai 2015
Desenvolvida em parceria com Meius Arq (Giulianno Camatta, Guilherme José Tetzl Rocha) e Pedro Lodi.
Colaboração: Gabriel Nardelli Araújo e Luciana de Paula Martins
_
Conceito
A proposta foi desenvolvida a partir de um amplo espaço em vão livre (a) de forma a permitir o arranjo de diversas tipologias e configurações habitacionais, assim como permitir flexibilidade para alteração das mesmas ao longo do ciclo de vida da edificação.
A este espaço se conecta um módulo infraestrutural (b), onde estão locadas as áreas molhadas e de onde partem as demais instalações necessárias que servirão o espaço aberto.
Completam a edificação o módulo de varanda (c), destinado a promover uma transição da área externa com a interna , e um módulo de escada (d), que permite o acesso ao terraço sobre a edificação ou em caso de expansão vertical, acesso ao segundo pavimento.
Montagem
A proposta adota o conceito de racionalização em sua construção. Suas dimensões principais partem de um grid de 120x120cm, dimensionado em função do melhor aproveitamento das partes que compõem o conjunto.
Partindo da estrutura matriz, com vãos otimizados para peças metálicas, passando pelas estruturas auxiliares, espaçadas de maneira a conciliar o melhor aproveitamento das peças que promovem o fechamento da edificação, que por sua vez recebem os acabamentos, escolhidos tanto por suas propriedades como por suas dimensões finais.
Tal organização permite de maneira ordenada a customização da envoltória, promovendo assim sua adequação a cada sitio e composição dos ambientes da edificação.
Concursos, Habitação