A residência foi projetada para atender às necessidades de uma família que busca viver fora do contexto de grande densidade urbana, com maior proximidade com a natureza em seu dia a dia, estimando a simplicidade.
Construída em Casa Branca (Brumadinho), povoado mineiro reconhecido por suas trilhas ecológicas e cachoeiras, a obra da casa Maenduaba busca se integrar com o aclive existente do terreno natural e com as visadas para a Serras da Calçada, Ouro Fino e Três Irmãos (que compõem o sul da Cadeia do Espinhaço).
O desenvolvimento dos espaços internos se dá sob um telhado de duas águas, agregando complexidade espacial a partir de uma solução prática que remete às ilustrações que costumamos fazer na infância para ilustrar um lar.
A partir da fachada externa, a leitura inicial da casa é a de um bloco monolítico (revestido em madeira tratada com stain na cor preta) apoiado em um bloco branco. O volume externo lateral que abriga a garagem e área de serviço forma uma barreira visual, gerando privacidade à área externa descoberta da casa, onde, além de um espaço gramado existe uma piscina e uma horta, na parte posterior do terreno.
No primeiro nível está localizado um espaço contínuo e integrado que faz as vezes de sala de estar, jantar, cozinha e área externa coberta. O pavimento superior se integra visualmente com o ambiente inferior por meio de um mezanino, neste nível foram projetados dois quartos, um espaço para estar e escritório. Este pavimento também se integra com a área externa, por meio da janela da suíte e sua jardineira, como continuidade da horta. As prumadas hidráulicas e espaços de serviço foram locadas na porção Noroeste do edifício de tal forma a proteger os espaços internos de insolação excessiva, assim como promovem uma maior flexibilidade nos arranjos dos espaços servidos (salas e quartos). A estrutura da obra é mista, majoritariamente em concreto armado (sistema de lajes painél treliçado pré-moldado apoiadas em vigas e pilares) e sua cobertura em telhas termoacústicas instaladas sobre vigas metálicas em aço.
Arquitetos responsáveis:
BIRI: Marcos Franchini e Nattalia Bom Conselho | Brener Lacerda
Colaboração: Luiza Reis e Lima / Thomáz Marcatto / Vinicius Pinheiro
Ano de conclusão do projeto: junho 2023
Área bruta construída: 225,28m2
Localização do projeto: Condomínio da Aldeia da Cachoeira das Pedras, Brumadinho – Minas Gerais
Habitação