Proposta apresentada para o concurso Casa 10×10 promovido pelo bim.bon
Data do projeto: Maio 2014
As cidades se adensam e o valor do solo é cada vez maior, dificultando o desenvolvimento de habitações sociais próximas às melhores localizações e às oportunidades de trabalho culturais e de serviços de saúde. É a densidade oque viabiliza a custosa infraestrutura das cidades e o que permite, mediante o cruzamento de programas e funções – moradia, lugares de trabalho, lazer etc – manter viva a dinâmica da vida cotidiana nos espaços coletivos. A proposta é baseada em decisões arquitetônicas que melhoram a qualidade urbana ao mesmo tempo que não renuncia a procura de individualidade de cada residência
(Clique para ampliar)
Uma casa modelo foi desenvolvida a partir da conjugação de diferentes módulos organizados a partir de um pátio central descoberto de forma que os ambientes sociais e íntimos são gradativamente separados em relação a rua e o quintal do fundo da propriedade.
Trate-se de uma obra em que o espaço de trabalho e o de habitar convivem em um mesmo conjunto, uma casa com programa flexível.
A opção pela estrutura em Steelframing se deve às vantagens da industrialização da construção:
A utilização do Bim.Bon foi feita para o orçamento de cada tipologia de módulo. Desse forma, o cliente/proprietário tem controle do valor e maior liberdade de escolha, contribuindo em uma moradia que reflita seus anseios e desejos.
Como parte do projeto, um ensaio foi desenvolvido para implantação de uma vila no Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima/ MG onde uma parte de uma quadra poderia ser ocupada com os módulos trabalhados para a Casa 3e30. Trata-se de uma bairro já urbanizado com quadras padrão de 204x60m. O intuito é ilustrar as potencialidades que o uso dessa estratégia arquitetônica pode fomentar em um contexto consolidado, mudando a forma padronizada de ocupação dos lotes. Contribuir na individualidade de cada residência em harmonia com a escala da vila proposta, estabelecendo uma nova dinâmica levando em conta sua altimetria e escala bem como a lógica e racionalização no uso do sistema estrutural e na escolha de materiais.
Concursos, Habitação