opendesk
Entende-se por Open Design o projeto de um objeto cuja documentação fonte é disponibilizada ao público para que qualquer pessoa possa estudar, modificar, distribuir, fabricar, prototipar e vender. Para isso, os arquivos de origem devem estar disponíveis com formatos de arquivo abertos e intercambiáveis, oferecendo às pessoas a liberdade de controlar sua tecnologia ao compartilhar conhecimento e incentivar o comércio através da troca aberta de projetos.
Por meio da capacitação de designers e criadores independentes, estabelecendo uma rede global de oficinas de fabricação digital, a Opendesk se coloca como uma empresa singular que questiona a cadeia de produção e o modo pelo qual se consume objetos.
A coleção de móveis Opendesk, concentrada inicialmente em espaços de trabalho, é composta inteiramente de projetos feitos em máquinas CNC (controle numérico computadorizado) de modo que o designer tenha que considerar novos conceitos e parâmetros a fim de garantir que seu projeto produza o mesmo produto, seja feito no Brasil ou em qualquer outro país do mundo
Cria-se um novo modelo de cadeias produtivas e interações comerciais, gerando empregos e aquecendo a economia local. Sem impostos de importação e exportação, sem transporte marítimo ou aéreo, sem fretes de longas distância, o movimento aquece a economia local e torna o mercado de mobiliário mais acessível a todos.
A Opendesk nos foi apresentada, primeiramente, na ocupação GUAJA Sapucaí pelo arquiteto Denis Fuzii e alguns móveis podem ser encontrados em outros espaços que projetamos como é o caso da Casa Comiteco em que contemplamos a estante Linnea e a mesa Studiodesk em nossa proposta. (ambas fabricadas pela Fábrica Jangada)
No Comments