10 de abril de 2018
In
Blog
Visita ao Inhotim – Pós Graduação Una
Para fomentar o ensino-aprendizagem na concepção de espaços expositivos, propõe-se uma intervenção do atual Museu Ferroviário, em Bom Despacho aos alunos da disciplina Expografia e Museografia, da pós em Arquitetura de Interiores e Paisagismo do Centro Universitário Una.
É um privilégio que a 160km dali podemos usufruir, como cidadãos mineiros e também arquitetos, do museu de arte contemporânea Inhotim.
De forma inédita, o espaço do museu abriga obras artísticas que são pensadas especificamente para ocupar o local onde são instaladas em uma relação intensa entre arquitetura, arte e paisagismo.
Traçamos, no último dia 4 de abril, um trajeto que buscou proporcionar uma experiência com um olhar particular:
os pavilhões que ocupam edifícios remanescentes da antiga fazenda que o Inhotim foi aos poucos ocupando.
Daí, a importância em se conhecer as galerias Marcenaria, Rivane Neuenschwander, Carlos Gairacoa e Carroll Dunham além da intervenção na antiga Igrejinha que figuram como obras análogas para que os estudantes possam desenvolver suas propostas.
O passeio foi complementado pelas visitas-guiadas às outras galerias do museu que mostram, de forma didática, as diferentes concepções dos espaços museográficos em relação à sua iluminação (se é natural ou não, direta ou indireta, focal ou difusa), aos fluxos dos visitantes e suas superfícies expositivas.
No Comments