O poeta brasileiro Manuel Bandeira descreve Pasárgada como uma paisagem fabulosa, uma alegoria do paraíso que suscitou sua imaginação para um escape do tédio e desânimo em busca do mito da felicidade.
Em um contexto semelhante, do desejo dos clientes em escapar da vida urbana e estabelecer um contato mais próximo com a natureza, projetamos esta residência.
O volume desenvolvido conforma um monolito neutro e sóbrio que dá acesso aos visitantes e veículos. Ao adentrar a casa, há uma clara intenção de relacionar os espaços internos com as vistas e paisagem existentes no contexto onde a obra será edificada.
No piso inferior foram dispostos dois blocos com uma vazio central: de um lado a cozinha, churrasqueira e dependências de serviço e no lado oposto um quarto de apoio, banheiro e sauna. No piso superior foram projetados 3 suítes que se comunicam através de passarelas e do terraço superior.
Apesar da vista predominante não ter uma orientação adequada para as visadas, os generosos terraços e marquises visam proteger as fachadas translúcidas de modo a assegurar um conforto ambiental correto aos ambientes projetados.
A estrutura em concreto aparente e vedação em alvenaria de tijolos cerâmicos busca e valorizar os materiais em seu estado original e respeitar seu envelhecimento além da sua evolução no contexto inserido, sem optar pelo uso de adornos ou revestimentos.
_
Local: Bairro Pasárgada, Nova Lima – MG
Área:320m2
Colaboração: Gabriel Nardelli
Habitação