Marcos Franchini | Praça Cor
21975
single,single-post,postid-21975,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-3.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Praça Cor

Proposta apresentada à Casa Cor 2015 .  Parceria com Gabriel Castro (Mobio), Luiz Felipe Bracarense, Pedro Haruf, Sara Fagundes, Thales Pimenta e Thomaz Lanna.

Perspectivas : Gabriel Nardelli

Apoio: Belgo

Praça Cor 02Praça Cor 01

Para o ambiente externo da Casacor 2015 foi elaborada uma proposta permitisse alguma forma a interação com o público externo, com a cidade e a população, tendo como frente principal a questão da mobilidade urbana, podendo ser expandido aos conceitos de interação, convergência e questionamento das formas de vida urbanas, possibilitando trocas, convívio e experiências conjuntas.

É notado hoje que os estilos de vida dentro da cidade cada vez mais são influenciados pelo consumo e pela individualidade. Com tanta informação, tantas relações e significados, as pessoas passam a ignorar os sinais e as relações mais próximas, como a vizinhança. Cada pessoa tem a sua casa, seu carro, sua praça e seu lixo.

A idéia foi propôr um espaço de interação, troca e colaboração, colocando em contato os moradores da região, que são vizinhos e muitas vezes não se conhecem, esse ambiente pode se tornar um espaço muito rico que deixará como legado algumas propostas para uma vida de relações menos superficiais, comerciais e segmentadas.

O ambiente trabalhado está constantemente exposto ao contato com a vida urbana, caminhantes, atletas, ciclistas, pescadores e muitos veículos que circulam ao redor da lagoa durante todo o dia. É um espaço democrático e que propicia ao público sombra e uma exuberante vista da Lagoa da Pampulha. Além de ser um espaço contemplativo e de relaxamento, poderiam ser propostas ações para colaborar diretamente com a vida das pessoas que por lá passarem, centre disponibilizar uma mini oficina de bicicleta, área de hidratação, bancos para descanso, espaço para trocas (mudas, livros, roupas, frutas, artesanato…), carona etc

Tags:
Não há comentários