Marcos Franchini | Trem Azul
22030
post-template-default,single,single-post,postid-22030,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-4.5,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Trem Azul

Uai Line Vista 01 web

“A partir da rua Alvarenga Peixoto o pedestre pode observar uma delicada e generosa cobertura com estrutura na cor azul que é inserida no terraço do Izabela Hendrix.

O acesso através de escada e elevador conecta o visitante com um ambiente vibrante em que os aspectos sensoriais fazem da visita uma alternativa instigante em relação aos espaços existentes no eixo cultural da Praça da Liberdade.

A obra lança mão de um sistema de piso elevado que permite diferentes ocupações ao longo do grid proposto (jardineiras, deck em madeira e bancos)

Aparentemente complexa, o sistema estrutural adotado é uma forma básica de Pirâmide truncada dobrada (com enrijecimento integral contra deformações) onde cada par de superfícies opostas funciona como enrijecedor do outro par de superfícies.

Quatro pontos de apoios sustentam a cobertura e conformam uma área flexível e dinâmica com poucas interrupções ou barreiras estruturais.

A opção por sistemas estruturais e construtivos industrializados reduzem os impactos ambientais além de possibilitar uma execução com maior rapidez e qualidade.

O material da cobertura é adaptado em função da insolação: faces opacas compõe a maior porção das faces Norte/Oeste, ao passo que materiais translúcidos e semi-translúcidos são instalados nas faces Sul e Leste, respectivamentes.

Por fim, a intervenção busca qualificar o ambiente proposto para diferentes usos, reforçando seu caráter público, estabelecendo uma continuidade entre o terraço existente com o espaço urbano.”

Uai Line Vista 02 web

Proposta apresentada para ocupação do terraço do Centro Metodista Izabela Hendrix, desenvolvida em parceria com Gabriel Nardelli.

Uai Line Iso web

 

No Comments

Post a Comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.